6 Doenças Que Podem Surgir da Ração para Cachorro Industrializada

Sempre ouvimos dizer que a ração o é melhor alimento que poderíamos dar para nosso cachorro ou gato, pois ela é “completa, balanceada e possui tudo que o animal precisa”. Mas será mesmo que ela é a unica opção segura e saudável para alimentar nossos animaizinhos? Você sabia que existem muitas doenças causadas pela ração de cachorro?



Oferecer ração seca industrializada para os nossos pets facilita muito a nossa vida, isso não tem como negar, mas você já parou para pensar que esse tipo de alimento está muito longe da dieta comum dos cães ancestrais?
Não estamos generalizando, existem sim rações excelentes no mercado, marcas que realmente estão preocupadas com a saúde dos animais e não somente em ganhar dinheiro!
Hoje em dia existem rações sem grãos, rações mais naturais, sem conservantes e corantes, sem aditivos etc – é claro que são opções mais caras, mas se for para dar alguma ração é preciso investir em algo de qualidade!
Só que nem todas as pessoas se preocupam em procurar uma ração de boa qualidade, e acabam comprando qualquer uma. Esteja atento pois mesmo aquelas de grandes marcas e renome poderão trazer sérios riscos à saúde do seu cão.

6 Doenças Que Podem Surgir da Ração para Cachorro Industrializada

Nossos bichinhos de estimação foram sofrendo adaptações evolutivas ao longo dos séculos, mas sua dieta sempre funcionou a base de comida naturalmente úmida, variada, predominantemente carnívora e pobre em carboidratos.
E o que estamos oferecendo para eles diariamente? Ração seca que contém cerca de 10% de umidade e que é constituída pelos mesmos poucos ingredientes.
Existem alguns estudos que garantem que esse tipo de alimentação tem causado uma epidemia de doenças crônicas (problemas renais, hepáticos, alergias, diabetes e tumores) em animais cada vez mais jovens. Confira alguns problemas de saúde que são causados pela ração a seguir.

Alergia alimentar

O cão pode ter diarreia, vômito, coceira, vermelhidão, descamação e até ferimentos na pele causados pela unha do próprio animal ao se coçar sem parar. As alergias são causadas pelos aditivos, conservantes, corantes e outras substâncias químicas usadas em rações industrializadas.

Doenças do trato urinário

As doenças mais comuns do trato urinário são os cálculos, a obstrução da uretra e a cistite. A cistite é mais comum nas fêmeas e a obstrução da uretra nos machos.
Podem estar associadas a diversos fatores e também a uma certa predisposição do organismo do animal. Porém, é mais comum em cães que estão habituados a comer rações de má qualidade com muitos corantes e substâncias químicas que se acumulam na urina do animal criando cristais e cálculos.

Doenças hepáticas

Doenças hepáticas costumam aparecer com mais frequência em cães mais velhos, em função de um trauma ou até mesmo por conta da hereditariedade. Porém tem-se observado um aumento de animais jovens apresentando esse tipo de problema e tudo indica que a causa é uma dieta pobre e desequilibrada.
Nesse caso é muito importante alterar a alimentação do seu bichinho e fornecer uma quantidade adequada de nutrientes que contribuam com a regeneração das células do fígado.

Diabetes

Essa é uma doença que costuma acometer animais com mais de 7 anos, mas vem crescendo a quantidade de animais bem mais novos apresentando os sintomas.
Nesse caso, o mais indicado é alterar a alimentação do se cãozinho cortando os grãos e cereais, sem transgênicos e que possua mais proteínas. As rações industrializadas são ricas em grãos, em geral transgênicos, por isso acabam aumentando os riscos de desenvolvimento da doença.

Obesidade

A obesidade e o sobrepeso é considerada uma doença por si só. A gordura em excesso pode bloquear as artérias e veias e causar diversos problemas de saúde no animal. E esse é um problema que ocorre por conta de alimentação inadequada ou excessiva.

Cardiopatias

Doenças do coração acometem os cães alimentados por rações industrializadas, pois elas são pobres em umidade e mais salgadas. Isso compromete a pressão arterial e facilita o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal do animal.

Conclusão

Diante de um quadro tão preocupante, sugerimos que você considere a possibilidade de oferecer uma alimentação mais natural para o seu pet. Mas atenção, oferecer alimentação natural não significa que você vai dar restos de comida para ele.
Para enveredar por esse caminho é preciso conversar com um veterinário especialista e definir quais os melhores ingredientes para compor o prato do seu cachorro. O seu bichinho vai ter mais saúde a longo prazo, mais energia e vida mais longa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTO CUSTA MANTER UM CÃO?

10 Lugares para morar em Portugal